Alentejo Portugal

No Alentejo viaja-se naturalmente com e pela História. A abundância e a qualidade do Património que a exprime tornam simples a sua descoberta, mas quem visita a região pela primeira vez pode sentir alguns problemas de escolha. Se é o seu caso, não hesite: opte pelas nossas sugestões e verá que a magia do Alentejo se encontra, com um infinito prazer, em todos os lugares.

View of the Giraldo square located on Evora, Portugal.

Quem tiver pouco tempo ganhará em começar por explorar o eixo Montemor-o-Novo – Évora – Monsaraz, onde se concentram alguns dos seus expoentes mais significativos. Depois de uma visita do Núcleo Arqueológico do Convento de S. Domingos, em Montemor-o-Novo, ou do Centro Interpretativo Megalithica Ebora do Convento dos Remédios, em Évora, excelentes introduções ao tema do Megalitismo, encontra com facilidade: na zona de Évora, a Anta Grande do Zambujeiro, as antas do Barrocal e o menir e cromeleque dos Almendres; na zona de Monsaraz, as antas do Olival da Pega, o cromeleque do Xerez e os imponentes menires do Outeiro, da Belhôa, do Barrocal e do Monte da Ribeira, este último re-instalado no interior de uma adega patrimonial. Ainda na região de Évora, vale a pena dar um salto à vila de Pavia para espreitar a anta-capela de S. Dinis, curioso exemplo de cristianização de um monumento considerado pagão.

No eixo Castelo de Vide – Marvão, aconselha-se a visita do Centro de Interpretação do Megalitismo, instalado num antigo paiol do castelo de Castelo de Vide, da Anta da Melriça, do Parque Megalítico dos Coureleiros (Anta 2) e do Menir da Meada; e, na Aldeia da Mata (Crato/Flor da Rosa), da Anta Grande do Tapadão, uma das mais bonitas e melhor conservadas de todo o Alentejo.
Muitos outros monumentos poderão ser observados. Basta treinar o olhar para os descobrir dispersos pelo campo. Alguns percursos pedestres de natureza, que vivamente aconselhamos, são a melhor forma de os encontrar e, também, de sentir como é exemplar a aliança milenar que aqui se forjou entre a paisagem e o património.